Unidade de Cuidados
Continuados Integrados
A abertura da Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), em Setembro de 2014, veio alterar por completo o panorama dos cuidados de saúde no distrito de Bragança. A sua existência veio colmatar uma lacuna na área da saúde, não só no concelho de Bragança como em toda a zona norte do distrito, proporcionando uma recuperação mais perto da área de residência aos doentes que necessitem de cuidados de saúde especializados.
Atualmente, a Unidade impõe-se pela qualidade dos seus serviços, fazendo a diferença nos cuidados de saúde não só no nordeste transmontano, mas também no país, pelo reconhecimento do seu trabalho.
Objetivos
A UCCI, a maior do distrito, é constituída por duas unidades de internamento, que têm como objetivo a prestação de cuidados de saúde e de apoio social, decorrente da avaliação conjunta, centrado na recuperação global entendida como o processo terapêutico e de apoio social, que visa promover a autonomia melhorando a funcionalidade da pessoa em situação de dependência, através da sua reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social.
Promover autonomia
Promover a reabilitação/readaptação
Reintegração das pessoas idosas e cidadãos em situação de dependência
Reforçar a participação e co-responsabilização dos seus familiares no processo de cuidados do utente
Missão
A Missão da Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Bragança (UCCIB) é, prestar serviços diferenciados de saúde e sociais orientados para o bem-estar e qualidade de vida dos utentes, numa perspetiva bio-psico-social.
Visão
Promover resposta social e de saúde forma sustentada, integrada numa rede de parceiros sociais e outras partes interessadas que, em sintonia, antecipem necessidades e expectativas com vista à sua satisfação dos utentes.
Valores
FAQ´s
Quem tem direito aos cuidados continuados integrados?
A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) pretende implementar um modelo de prestação de cuidados adaptado às necessidades do cidadão e centrado no utente.
O objetivo geral da RNCCI é a prestação de cuidados integrados a pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de:
a) Dependência que os impossibilite de desenvolver as atividades instrumentais e básicas da vida diária, na sequência de episódios de doença aguda e ou com presença de síndromes geriátricos, nomeadamente, desnutrição, deterioração cognitiva, problemas sensoriais;
b) Doença crónica, com episódios frequentes de reagudização e que necessitem de seguimento e acompanhamento prolongados, nomeadamente, doença pulmonar obstrutiva crónica, doença neurodegenerativa, insuficiência cardíaca, diabetes, hepatopatia;
c) Doença grave, progressiva e incurável, sem possibilidades de resposta favorável a um tratamento específico, com sintomas intensos, múltiplos, multifatoriais e instáveis, com prognóstico de vida limitado e que provoca um grande impacto emocional ao doente e família;
d) Necessidade de continuidade de tratamentos que contribuam para a reabilitação na sequência de episódio de doença aguda ou manutenção preventiva de agudizações;
e) Internamento por dificuldade de apoio familiar ou necessidade de descanso do principal cuidador.
Quais os critérios de referenciação?
Para Unidade de Média Duração e Reabilitação, a situação de dependência que, na sequência de uma doença aguda ou reagudização de doença crónica, em período previsível de 30 dias a 90 dias, requeira:
Cuidados médicos diários, de enfermagem permanentes;
Reabilitação intensiva;
Medidas de suporte respiratório, como oxigenoterapia e aspiração de secreções e ventilação não invasiva;
Prevenção ou tratamento de úlceras;
Manutenção e tratamento de estornas;
Cuidados por síndromes, potencialmente recuperá- veis a médio prazo, designadamente, depressão, confusão, desnutrição, eficiência e ou segurança da locomoção;
Programa de reabilitação funcional com duração previsível até 90 dias;
Tratamento por síndrome de imobilização.
Para Unidade de Longa Duração e Manutenção, a situação de dependência que em período superior a 90 dias requeira:
Cuidados médicos regulares e cuidados de enfermagem permanentes;
Cuidados de saúde, por patologia aguda e ou crónica estabilizada e défice de autonomia nas atividades da vida diária, com previsibilidade de internamento superior a 90 dias;
Cuidados por patologia crónica de evolução lenta, com previsão de escassa melhoria clínica, funcional e cognitiva;
Medidas de suporte respiratório, como oxigenoterapia e aspiração de secreções e ventilação não invasiva; Internamento, por apresentar algum dos seguintes síndromes: depressão, confusão, desnutrição/ problemas na deglutição, deterioração sensorial ou compromisso da eficiência e ou segurança da locomoção;
Internamento por dificuldades de apoio familiar ou necessidade de descanso do principal cuidador, não podendo a duração do(s) respetivo(s) internamento(s) ser de duração superior a 90 dias consecutivos, com o limite anual de 90 dias;
Programa de reabilitação funcional ao nível da manutenção.
Como se tem acesso à Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados
Se o utente estiver internado num Hospital:
A Equipa de Gestão de Altas (EGA) fará a proposta de ingresso (e referenciação) na Rede.
Se o utente estiver no Domicilio:
A proposta de ingresso (e referenciação) será feita pela equipa do Centro de Saúde (Médico de família ou Assistente Social).
Quais os recursos humanos?
Recursos Humanos – Equipa multidisciplinar:
Médicos
Médico Fisiatra
Enfermeiros
Assistente Social
Fisioterapeutas
Psicóloga
Terapeuta da Fala
Nutricionista
Animadora Sociocultural
Padre
Auxiliares de Ação Médica
Cabeleireira
Trabalhadoras Auxiliares
Administrativas
Vigilantes
Cozinheiras
Lavadeiras
Telefonista
Nota: A equipa de profissionais assegura a prestação de serviços 24h/dia e 365dias/ano.
RESERVA DE VAGA
A Reserva de Vaga em Unidades de Internamento da Rede Nacional de Cuidados Continuados e Integrados, é assegurada pelo período de 8 dias (seguidos).
Nas situações em que o último dia de reserva de vaga (8.º dia) coincidir com um Sábado/Domingo/Feriado, tem, nessas situações que transitar para o dia imediatamente a seguir.
O QUE DEVE TRAZER NO DIA DA ADMISSÃO?
No momento em que é formalizada a sua admissão e ao longo do internamento, os elementos da equipa da Unidade poderão solicitar-lhe a seguinte informação:
Cópia do Bilhete de Identidade
Cópia do Cartão do Utente
Cópia do Cartão de Beneficiário de Subsistema de Saúde (ADSE, SAMS ou outro), caso exista
Lista da medicação que está a tomar
Relatórios médicos que tenha em seu poder e se revelem necessários
Exames Complementares de Diagnóstico realizados anteriormente (radiografias, análises, eletrocardiograma), e que estejam na sua posse
Contacto dos seus familiares mais próximos
Em caso de necessidade, deve pedir a colaboração dos seus familiares, no sentido de fornecer a informação e documentos que lhe forem solicitados.
Que objetos de uso pessoal posso trazer?
Deve trazer:
Pijama ou camisa de dormir e chinelos;
Roupa interior;
Roupa para vestir durante o dia;
Artigos de higiene pessoal (pente ou escova de cabelo, copo e escova de dentes, pasta dentífrica, etc.);
Se tiver prótese dentária peça à enfermagem uma caixa própria para a guardar. Não embrulhe em papel ou lenço para impedir que, inadvertidamente, possa ir com a roupa suja ou mesmo para o lixo;
Pode ainda trazer:
Livros, revistas ou outros artigos;
Telemóvel.
É aconselhável que não traga objetos de valor ou elevadas quantias de dinheiro pois, no caso do seu desaparecimento, a Unidade de Cuidados Continuados não se responsabilizará pelo facto.
Para não incomodar os outros doentes, por favor reduza o som do seu telemóvel para tão baixo quanto possível.
Não é permitido fumar dentro das instalações das unidades de saúde.
Formação
A UCC investe desde a sua abertura na formação profissional e contínua dos funcionários.
Pretende-se que estejam muito bem preparados para enfrentar os desafios que possam surgir no contexto da sua atividade profissional.
A valorização da imagem do funcionário e da instituição nas mais variadas competências, situadas ao nível do saber-fazer, saber-estar e saber-ser, é uma preocupação constante da direção técnica.
Alimentação
A alimentação faz parte do processo de recuperação pelo que devem ser respeitadas as orientações dadas pela equipa de saúde, que terá sempre em conta o seu regime alimentar e as suas preferências.
A dieta fornecida pela Unidade é completa e equilibrada, pois é estabelecida de acordo com as suas necessidades nutricionais. No entanto, se preferir os alimentos que lhe trazem do exterior, deve comunicar ao Enfermeiro Coordenador, para que ele o possa informar sobre eventuais restrições decorrentes do seu estado de saúde.
As refeições são servidas no seguinte horário:
Pequeno- Almoço – 9:00m
Almoço – 12h:00m
Lanche – 16h:00m
Jantar – 19h:00m
Ceia – 22h00m
É fornecida alimentação de acordo com as necessidades de cada utente (Ex. diabéticos).
Se assim o desejar, os seus familiares diretos e/ou cuidadores podem permanecer junto de si durante as refeições, sempre que estas coincidam com o horário das visitas, e podem apoiá-lo, colaborando consigo na toma das refeições.
Assistência Religiosa e Espiritual
Qualquer que seja a sua confissão religiosa ou orientação espiritual pode pedir assistência dessa natureza durante o período de internamento.
No caso de professar a religião Católica, informamos que a UCCI Bragança dispõe de um Oratório (piso 0), e o capelão da instituição, caso seja solicitado, presta apoio espiritual.
Notícias
X Aniversário da UCCI de Bragança
A Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Santa Casa da Misericórdia de Bragança...
Natal na Estrutura Residencial
Depois de dois anos de Pandemia, a ERPI voltou a celebrar o Natal em família (mantendo algumas...
Festa de Natal na UCCI
Os doentes da UCCI tiveram esta quinta feira, dia 21 de dezembro, um dia muito especial: a festa...
Festa de Natal Jardim da Coxa
Alguns momentos da festa de Natal do Jardim de Infância da Coxa. Que a magia do Natal e o sorriso...
Festa de Natal Jardim de Infância São João de Deus
Alguns momentos da festa de Natal do Jardim de Infância São João de Deus, onde a alegria e...
Almoço de Natal CEE
Depois de dois anos de interregno, podemos novamente voltar aos afetos e recuperar momentos de...
Pedido de informações
Pedido de informações
Envie as suas sugestões e/ou reclamações
Horário de visita
Visitas diárias
14h00 às 18h00
Fazer marcação de visita!
Contactos
Unidade de Cuidados Continuados Integrados
Rua Emídio Navarro, Apartado 14
5300-210 Bragança
273 249 010
(Chamada para a rede fixa nacional)