273 322 143

2

Museu Etnográfico
Dr. Belarmino Afonso

O Museu Etnográfico Dr. Belarmino Afonso da Santa Casa da Misericórdia de Bragança abriu ao público em 2000. Agrega entre o seu acervo recolhido pelo seu patrono dedicadamente ao longo de largos anos, temáticas variadas e representativas da cultura tradicional transmontana.

A alfaia agrícola, a cozinha regional, máscaras e mascarados, o linho, a oficina de carpinteiro e ferreiro, o pão e o queijo, o brinquedo tradicional são as seções que dispomos em coleção permanente.

Um espaço que se propõe como aglutinador de memórias, consolidador de conhecimentos para todas as gerações da sua herança material e imaterial e que pretende construir-se continuamente como reflexivo e, acima de tudo, um espaço de permanente comunicação.

Este Museu Etnográfico dispõe também de uma sala de exposições temporárias, onde se realizam exposições de arte contemporânea de artistas locais e de renome nacional. O Museu Etnográfico Dr. Belarmino Afonso reúne um riquíssimo espólio etnográfico e está aberto à comunidade.

Nas palavras do Cónego Belarmino Afonso, o Museu “é aquilo que nos vai na alma, representa o que é ser transmontano”.

Notícias

Nenhuma notícia

Não existem notícias para mostrar!

Horário de visita

Segunda a Sexta

09h00 às 12h30
14h00 às 17h30

Contactos

Museu Etnográfico Dr. Belarmino Afonso
Rua Dr. Herculano da Conceição
5301-901 Bragança
273 322 143