273 322 143

(Chamada para a rede fixa nacional)

2

Domus VITAE

 

O que é?

         

           O projeto “Domus VITAE” apresenta-se como uma perspetiva inovadora e diferenciadora, no que respeita à manutenção da saúde física e mental no domicílio. Prevê intervir em 60 pessoas com mais de 65 anos, que pretendam incrementar e potenciar a sua saúde integral e que se enquadrem numa perspetiva de retardamento e prevenção da institucionalização. O objetivo central do Projeto é promover a saúde física e mental da pessoa idosa integrada no seu domicílio. O projeto tem, assim, por base, a tendência demográfica de envelhecimento, nomeadamente no Nordeste Transmontano (distrito de Bragança), aliada à sobrelotação nas instituições que apoiam a população envelhecida foram vincando a necessidade e os benefícios sistémicos da prevenção da institucionalização. Nesta medida, e de acordo com a experiência nas 3 estruturas residenciais para pessoas idosas e serviço de apoio domiciliário, é possível, num universo aproximado a 300 idosos em acompanhamento, ter uma perceção evidente das vantagens da permanência prolongada no domicílio, dentro da possibilidade da manutenção do conceito de saúde abrangente da pessoa idosa, na manutenção de uma vida condigna. A causa persiste e evidencia-se numa taxa de natalidade reduzida e um prolongamento da esperança média de vida como fatores inerentes à evolução sócio demográfica e de contexto. Tais consequências têm, inexoravelmente, um impacto ao nível da alteração de vida dos cidadãos, das dinâmicas sociais, organizacionais e estruturais. O projeto ” Domus VITAE” revela-se um elemento que atenuará a afluência, muitas vezes, desnecessária e precipitada à institucionalização de pessoas idosas.

 

 

 

 

 

Parceiros Institucionais

5

Santa Casa da Misericórdia de Bragança –  Portugal

Fundação Gulbenkian

Objetivos específicos 

5

O objetivo central do projeto passa por promover a saúde física e mental da pessoa idosa, integrada no seu domicílio, prevenindo a doença, através da criação de uma equipa multidisciplinar voltada para a manutenção e promoção da saúde física e mental.  Pretende-se que O Projeto tenha impacto em 200 beneficiários indiretos e envolva os 60 participantes diretos.

5

Permitir um envelhecimento mais saudável; promover e sensibilizar para hábitos de saúde; capacitar o individuo dentro das suas circunstâncias de vida no seu domicílio; retardar a institucionalização; desenvolver exercícios e rotinas adaptadas à circunstância do seu domicílio; melhorar a qualidade de alimentação; envolver em atividades e dinâmicas sociais.

5

Visitas domiciliárias de aproximação à pessoa envelhecida, por parte da equipa multidisciplinar, que após acordo de serviço e frequência, após preenchimento formulário de intenção e de participante (criado para o efeito) onde serão explanadas as circunstâncias de intervenção da equipa no sentido de contextualizar e adaptar o projeto a cada um dos 60 participantes previstos.

5

Criação de instrumentação detalhada com instrumentos de diagnósticos; entrevistas; follow ups; avaliações de progresso e satisfação de acordo com indicadores de evolução averiguados com o critério e rigor técnico inerentes e necessários.

Galeria

Horário de funcionamento:

De Segunda a Sexta

09h00 – 17h30

Contactos

Santa Casa da Misericórdia de Bragança

Rua Emídio Navarro 

5300-091

273 322 143
(Chamada para a rede fixa nacional)

Gestão executiva: Santa Casa da Misericórdia de Bragança