HOSPITALIZAÇÃO DOMICILIÁRIA A ESTRUTURAS RESIDENCIAIS PARA IDOSOS
A Santa Casa da Misericórdia de Bragança estabeleceu um protocolo com a Unidade de Saúde Local do Nordeste (ULS) para que os residentes da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) possam beneficiar da modalidade de internamento em hospitalização domiciliária.
Trata-se de um modelo de assistência hospitalar dirigido a doentes que reúnam critérios clínicos para permanecer nas instituições, tendo acesso aos mesmos cuidados que teriam em ambiente hospitalar, com qualidade e segurança, sem necessitarem de sair do seu contexto habitual.
O objetivo deste protocolo pretende acima de tudo “uma maior humanização dos cuidados de saúde e um tratamento hospitalar diferenciado, no quarto do utente ”, explica o Provedor da Misericórdia de Bragança, Eleutério Alves.
Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração ULS do Nordeste, Carlos Vaz, ressalva que além do conforto físico e emocional do doente, este modelo de prestação de cuidados em lares prevê “diminuir complicações hospitalares e proporcionar benefícios ao nível da recuperação”.
Os cuidados de saúde em regime de hospitalização domiciliária são prestados por uma equipa multidisciplinar numa ótica de humanização e de acordo com a complexidade das situações e as necessidades individuais de cada doente.
Esta Unidade funciona 24 horas por dia todos os dias da semana, com o apoio de um médico e de um enfermeiro em permanência.
Este reforço a nível de cuidados de saúde foi celebrado em protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Bragança, com a Obra Social Padre Miguel e Fundação Betânia.
- 11.ª Edição do Jornal de Informação Especial do CEE
- NOTA À IMPRENSA
- ATL Natal 2024Estão abertas as inscrições para o ATL de Natal, através… Leia mais: ATL Natal 2024
- Nota de esclarecimento