273 322 143

2

O Museu Etnográfico Dr. Belarmino Afonso foi o local escolhido para a 𝒂𝒑𝒓𝒆𝒔𝒆𝒏𝒕𝒂𝒄̧ão 𝒅𝒐 𝒍𝒊𝒗𝒓𝒐 “𝑯𝒊𝒔𝒕𝒐́𝒓𝒊𝒂𝒔 𝒆 𝑴𝒆𝒎𝒐́𝒓𝒊𝒂𝒔 𝒅𝒆 𝑼𝒎𝒂 𝑽𝒊𝒅𝒂 𝒅𝒆 𝑨𝒑𝒓𝒆𝒏𝒅𝒊𝒛𝒂𝒈𝒆𝒏𝒔”. Uma edição promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Bragança e é o resultado final do projeto “Life Learning Now is Digital”. Trata-se de uma compilação de emocionantes histórias de vida, testemunhos e narrativas que revelam experiências pessoais, memórias coletivas e saberes transmitidos entre gerações.

Este projeto, cofinanciado pela União Europeia através do programa Erasmus+ e da Agência Nacional Erasmus+, nasceu com o propósito de promover competências digitais no contexto do envelhecimento ativo, aliando a valorização do património cultural imaterial às memórias e vivências dos seus participantes.

Segundo o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, José Duarte Fernandes, a Instituição “tem imenso orgulho em contribuir por um lado, pela inclusão digital dos nossos utentes, e por outro, pela preservação e partilha de memórias locais e regionais”.

“Este livro é um testemunho valioso na preservação da memória dos nossos utentes”, referiu durante a apresentação do livro que contou com a presença de entidades colaboradoras, técnicos, utentes participantes no projeto, familiares e amigos.

Com prefacio do Provedor da Misericórdia de Bragança, do Reitor da Universidade de Salamanca, Juan Manuel Corchado Rodríguez, da co-fundadora da EduVita, Hanna Urbanovich, e do Diretor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Carlos Teixeira, este livro, enquanto repositório de memórias e reflexões, constitui-se como o testemunho vivo de um processo de construção do conhecimento em Portugal, Espanha e Itália, em que os participantes deixaram de ser meros beneficiários para se tornarem protagonistas da sua própria experiência e aprendizagem. Ao longo de dois anos de intensa colaboração transnacional, esta iniciativa materializou-se em ações concretas que reforçaram a literacia digital, celebraram a memória coletiva e fortaleceram os laços intergeracionais e interculturais. Da Santa Casa da Misericórdia participaram utentes da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Educação Especial e Unidade de Cuidados Continuados Integrados.