A Instituição

Órgãos Sociais
2024 / 2027
MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
Presidente José Alberto Moutinho Moreno
Vice Presidente Pedro Miguel Rodrigues de Oliveira
Secretária Paula Eduarda Lopes Martins
CONSELHO FISCAL
Presidente Manuel Pereira Sousa
Vice Presidente Luísa Margarida Alves Rodrigues
Secretário José Carlos Taveira
SUPLENTES
João de Deus Rodrigues
Dinis dos Santos Major Ramos
MESA ADMINISTRATIVA
Provedor: José Duarte Fernandes
Vice-Provedor: António José Gonçalves Rodrigues
Secretária: Adriana da Conceição Vilares Angélico
Tesoureiro: José Joaquim Roque Teixeira Abrunhosa
Vogal: Ana Sofia Leonardo Ventura Alves
Vogal: António Miguel de Barros Monteiro
Vogal: Nélio dos Santos Patrício Sousa
SUPLENTES
João Augusto Cides Pinheiro
António José Cepeda
Pe. José Carlos Ambrósio Assunção Martins
Nº Respostas Sociais
Nº Colaboradores
Nº Utentes
Provedor
Eng. José Duarte Fernandes
A Era da Globalização
Desde o início de janeiro de 2024, assumi com elevada honra, o cargo de Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Bragança. Com um profundo sentido de responsabilidade e compromisso, abracei este desafio acompanhado por uma jovem e dedicada equipa, determinada em continuar a dignificar esta Casa e a sua nobre missão que é Fazer o Bem!
Com 507 anos de história, a Santa Casa da Misericórdia de Bragança é uma Instituição que tem marcado de forma indelével a solidariedade e caridade na nossa região, sendo também uma referência a nível nacional devido á sua dimensão e dinâmica nas várias respostas sociais.
Ao longo dos séculos, esta IPSS tem honrado o seu legado histórico, mas com uma linha de orientação bem definida, assente nas 14 obras da Misericórdia, e desempenhado um papel essencial no apoio aos mais necessitados, promovendo áreas essenciais como a saúde, com a Unidade de Cuidados Continuados, a educação, com três Centros Infantis, o envelhecimento ativo com três Estruturas Residenciais, a deficiência, com o Centro de Educação Social, a ação social, com a Cantina Social e o Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC).
Além de um agente ativo no desenvolvimento social e humano no concelho, a Misericórdia de Bragança, com cerca de 340 colaboradores diretos, impõe-se também, como um dos principais pilares da economia local, com impacto na criação de emprego e coesão social.
Honrando o legado histórico, mas sempre com uma visão de futuro, a Instituição mantem-se dinâmica e inovadora, apostando continuamente em projetos que promovam a qualidade de vida dos seus utentes com a adoção de novas tecnologias e a promoção de atividades intergeracionais, culturais e terapêuticas, quer através de projetos próprios ou parcerias estratégicas. É o caso do projeto “Life Learnig Now is Digital”, que promove as competências digitais através do envelhecimento ativo e da preservação do património cultural. Enquanto entidade coordenadora, orgulhamos-mos de contribuir por um lado, pela inclusão digital dos nossos utentes, e por outro, pela preservação e partilha de memórias locais e regionais.
Preservar a memória dos nossos utentes é manter viva a identidade de um povo e construir, com respeito e sabedoria, o futuro das próximas gerações.
São 505 Anos a Fazer o Bem!