FAQ´s

 

 

Qual o papel do Fisioterapeuta

 

O PAPEL DO FISIOTERAPEUTA NA QUALIDADE DE VIDA DO ADULTO SÉNIOR

São realizadas sessões de fisioterapia nos Lares da SCMB, em que o fisioterapeuta desempenha um papel preponderante na identificação e na implementação de programas de exercício para o adulto sénior, e irá selecionar os mais adequados em função dos objetivos físicos, sociais e psicológicos.
Este apoio prestado pela Valência do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação, visa a melhoria da qualidade de vida dos idosos, valoriza a prática de atividade física com ênfase na saúde e aumento da força muscular, propicia vivências e experiências de encontro e de cooperação, bem-estar físico e aumento da autoestima, melhora o equilíbrio e a coordenação, previne quedas e reduz a incapacidade funcional do adulto sénior.
Sendo assim o adulto sénior necessita de um nível mínimo de aptidão que lhe permita:

  • Realizar as suas tarefas quotidianas com o mínimo de fadiga;
  • Ter reservas energéticas que lhe permitam usufruir de outras atividades de lazer;
  • Possibilitar um mais rápido e completo restabelecimento após um período de doença;
  • Minimizar os riscos de futuras doenças;
  • Promover um sentido de bem-estar e de sentido de existência pessoal.

O que é uma massagem terapêutica?

 

O que é uma massagem terapêutica?

A massagem é um dos meios que se pode utilizar para se manter a qualidade de vida dos idosos, ajudando-os e aliviando-os dos problemas mais comuns que aparecem com a idade: artrite, reumatismo, fadiga muscular, perda de elasticidade das cartilagens e dos discos intervertebrais, cansaço geral, ansiedade, depressão, além do mau funcionamento dos órgãos internos, especialmente do coração.


Resultados da massagem:

  • A pessoa vai respirar melhor, logo aumenta a sua vitalidade e estimula toda a sua função.
  • A temperatura basal aumenta. Como os idosos têm sempre frio todas estas manobras servem para aumentar a temperatura da pele pois esse calor dá-lhes vida.
  • As fricções e o movimento constante resultam numa flexibilidade e tonificação dos tecidos e dos músculos que permitirão ao idoso ter mais força para realizar diversos atos quotidianos.