Piscina Coberta

 

A piscina coberta da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, localizada no Centro de Educação Especial (CEE), foi totalmente recuperada e adaptada à pessoa com deficiência e está aberta ao público desde setembro de 2013.

Depois de mais de uma década inativa, este equipamento, com uma área coberta de 120m2, assegura, desde essa altura, uma enorme melhoria de oferta de serviços prestados por esta instituição aos seus utentes.

Trata-se de um equipamento essencial para a reabilitação de utentes com patologias relacionadas com o aparelho muscular, ósseo, articular e cardíaco, cumprindo assim, benefícios a nível da saúde que justificam plenamente este investimento. 

O público-alvo desta infraestrutura são, não só os utentes da SCMB, onde se incluem os idosos, crianças e indivíduos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) como também o público em geral. A entidade gestora do equipamento pretende também abrir o espaço a outros utentes de IPSS´s do concelho com as quais estão a ser feitos protocolos de cooperação.

Os objetivos estratégicos do equipamento passam por disponibilizar um serviço de atividades aquáticas que têm como objetivo a promoção recreativa, educativa e, essencialmente, da saúde dos utilizadores, destacando em particular os utentes com NEE, para que seja assegurado um incremento da sua qualidade de vida mediante a melhoria do seu bem-estar físico, psíquico e social. A Santa Casa acredita que este novo equipamento vai potenciar a autonomia e socialização dos mesmos no meio aquático. 

Para isso, está a funcionar uma programação diária de vários tipos de aulas ou atividades, tais como: adaptação ao meio aquático; natação adaptada, hidroginástica adaptada, natação para bebés, hidroterapia e jogos de recreação (vertente lúdica) e concentração (vertente cognitiva).

O CEE é, assim, a única resposta social na área da deficiência que tem uma piscina coberta adaptada, em todo o distrito de Bragança. 

 

Galeria de Imagens - Piscina

  • 0
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7