A Santa Casa da Misericórdia de Bragança (SCMB) é, atualmente, a IPSS do distrito com maior número de utentes (90), em Serviço de Apoio Domiciliário.
Numa população maioritariamente envelhecida, esta resposta social tem cada vez mais sentido e responsabilidade porque evita que a pessoa idosa seja institucionalizada e continue, assim, em sua casa, com a família, permitindo um envelhecimento ativo, ou seja, com mais qualidade. Atualmente, a SCMB fornece cerca de 50 refeições diárias para esta valência, que totaliza cerca de 1500 refeições mensais. O serviço funciona todos os dias do mês e é assegurado por 16 ajudantes de ação direta, distribuídas por cinco equipas, cada uma com dois elementos, e quatro carrinhas de transporte. Este serviço é assegurado tanto na cidade como em meio rural.
Esta resposta social visa prestar cuidados e serviços a famílias ou pessoas que se encontrem no seu domicílio, em situação de dependência física ou psíquica e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas ou a realização das atividades instrumentais da vida diária nem disponham de apoio familiar.
Serviços:
Prestação de cuidados individualizados no domicílio:
- Alimentação
- Higiene habitacional
- Higiene pessoal
- Tratamento de roupas
Outros Serviços:
- Pagamento de serviços e compras
- Administração de medicação, controle de glicemia
- Cabeleireiro
- Serviços de tele alarme (casos sociais)
-
Respostas sociais inovadoras
-Musicoterapia
-Treino Cognitivo
-Exercício físico
-Fisioterapia
-Avaliação Nutricional
-Participação nas atividades Sócio Culturais da ERPI